Resumen
Objetivo – O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores críticos
de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual, por meio de
um estudo do caso do Magazine Luiza. O uso de Big Data, no caso
em análise, teve como foco o aprimoramento de seu sistema de
recomendações para melhor compreensão do comportamento do
consumidor.
Metodologia – O estudo do caso se deu por meio de entrevistas,
observação do sistema de recomendação de compras e análises de
apresentações institucionais do projeto Bob. Um roteiro de entrevista
semiestruturado foi utilizado nas entrevistas.
Resultados – Mediante os resultados apresentados, traçamos
algumas proposições relacionadas às oportunidades e barreiras para a
implementação de Big Data no varejo virtual no Brasil. Algumas dessas
proposições se alinham ao que a literatura, principalmente de BI, já
vinha discutindo. De qualquer forma, elas ainda precisam ser discutidas
no contexto do Big Data.
Contribuições – A principal contribuição da pesquisa foi a identificação
de fatores relevantes para a adoção de Big Data que não eram apontados
como críticos para a adoção de tecnologias anteriores.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.