A performance das empresas familiares: uma perspectiva da influência da família
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Palabras clave

Empresa familiar
performance
objetivos não econômicos
F-PEC scale.

Cómo citar

Alves, C. A., & Gama, A. P. M. (2020). A performance das empresas familiares: uma perspectiva da influência da família. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(1), 163–182. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4040

Resumen

Objetivo – Analisar a relação existente entre o grau de influência da família, medida por meio do poder, da experiência e da cultura (F-PEC) na performance da empresa familiar (EF). A performance é medida em uma perspectiva financeira e não financeira.

 

Metodologia – É um estudo empírico que utiliza o método quantitativo, usando como metodologia de recolha de dados o inquérito por questionário. Utilizou-se o método de amostragem não probabilístico por conveniência. A técnica estatística utilizada foi a análise fatorial exploratória e os modelos de regressão linear múltipla.

 

Resultados – Os resultados sustentam a existência de uma relação negativa entre a experiência (mudança geracional) e a performance econômico-financeira e uma associação positiva entre a cultura de compromisso e a performance, quer econômico-financeira quer nos objetivos não econômicos. Também foi encontrada uma relação positiva entre a cultura de valores e os objetivos não econômicos da EF.

 

Contribuições – Nas contribuições teóricas: a cultura de compromisso vincula o incremento quer da performance econômico-financeira quer dos objetivos de perpetuidade e de conservação do patrimônio familiar; a importância de estudar como a cultura de compromisso se transforma em uma performance superior.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4040
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