Resumen
Objetivo – Esta pesquisa tem por objetivo verificar se a percepção de justiça organizacional em contratos de incentivos tem efeito positivo na congruência entre objetivos pessoais e organizacionais em empresas com estruturas descentralizadas.
Metodologia – A pesquisa é quantitativa; utilizou-se o questionário como forma de coleta de dados. O instrumento constitui-se de 39 assertivas para testar hipóteses teóricas por meio de modelagem de equações estruturais. A amostra por acessibilidade foi composta por 140 gestores de empresas brasileiras.
Resultados – Os resultados apontam que: (a) múltiplas medidas de desempenho aumenta a percepção de justiça distributiva e processual; (b) qualidade do feedback conduz ao entendimento de que os contratos de incentivos são justos; (c) desconsiderar aspectos incontroláveis pelos gestores na avaliação de desempenho não leva à percepção de (in)justiça processual e distributiva; (d) percepção de justiça organizacional tem um efeito positivo na congruência entre objetivos pessoais e organizacionais.
Contribuições – Os achados desta pesquisa, além de contribuir com o avanço do conhecimento na área gerencial, podem sustentar políticas de formulação de contratos de incentivos para as empresas brasileiras com estruturas descentralizadas, e esse aspecto representa uma contribuição empresarial e prática para os gestores e proprietários de empresas.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.