Resumo
A perspectiva da teoria de redes sobre a internacionalização das empresas foi escolhida por diversos autores de negócios internacionais para sua pesquisa. As empresas estão cada vez mais envolvidas em operações internacionais e precisam aprender a se adaptar aos meios idiossincráticos que encontram nos mercados internacionais. Este artigo propõe um modelo conceptual que sugere que a integração em redes industriais aumenta a competitividade nos mercados internacionais. A integração em uma rede permite aceder a conhecimento e a um conjunto alargado de recursos físicos, técnicos, financeiros e de reputação que facilitam a adaptação às várias dimensões – econômica, política, legal, cultural – dos ambientes internacionais de negócios. A integração em redes sociais e de negócios pode facilitar a internacionalização ao reduzir a distância psíquica percebida das empresas.
Palavras-chave: Redes. Teorias da internacionalização. Distância psíquica.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.