Resumo
A formação de redes visando ao desenvolvimento de cooperação entre pequenas e médias empresas tem recebido crescente interesse no campo organizacional. Estudos recentes se dedicaram a compreender a gestão dessas redes, aprofundando os aspectos coletivos da estrutura, da coordenação e dos processos, entre outros. Este artigo se insere no contexto de avanços sobre a gestão da estratégia das redes, buscando compreender como são desenvolvidas e executadas as estratégias cooperativas. Assim, seu principal objetivo é avaliar como se encontram desenvolvidas as estratégias cooperativas nas redes de pequenas e médias empresas. O estudo tomou como base os pressupostos teóricos da avaliação de redes propostos por Bortolaso et al. (2010) e abordou diferentes itens da gestão da estratégia cooperativa nas redes de pequenas e médias empresas, como: i) a definição dos objetivos estratégicos comuns; ii) a análise coletiva do ambiente; iii) o planejamento estratégico da rede; iv) o desdobramento da estratégia em ações conjuntas; v) o acompanhamento do planejamento estratégico por meio de reuniões periódicas; e o vi) estabelecimento de indicadores de desempenho coletivo. Para alcançar o objetivo proposto, a unidade de análise deste artigo centra-se nas redes de cooperação do Estado do Rio Grande do Sul, onde já foram estabelecidas mais de 200 redes de pequenas e médias empresas com o apoio de uma política pública. Para a realização desse estudo foram visitadas 12 redes, sendo realizadas 60 entrevistas, cinco em cada rede. Por meio dos resultados obtidos com a avaliação de 12 redes pode-se concluir que as estratégias cooperativas ainda se encontram em um baixo estágio de desenvolvimento. Entre as redes avaliadas, apenas quatro estão em um estágio elevado de desenvolvimento de suas estratégias cooperativas. Com base nesses resultados, foram feitas análises detalhadas dos sete itens já mencionados, e ainda foi realizada uma avaliação consolidada sobre o nível de desenvolvimento da estratégia cooperativa da rede totalizando oito análises. O artigo ainda aponta caminhos para sua melhoria e destacando lacunas de conhecimento para futuras pesquisas.
Palavras-chave: Cooperação. Redes. Pequenas e médias empresas. Estratégias cooperativas.
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