Os Impactos da Fase Final de Transição para o IFRS no Brasil
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Convergência Contábil Internacional. IFRS. Demonstrações Financeiras.

Como Citar

Pires, C. de O., & Decourt, R. F. (2015). Os Impactos da Fase Final de Transição para o IFRS no Brasil. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(54), 736–750. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i54.1475

Resumo

Objetivo – Mensurar os impactos da fase final da convergência obrigatória para o IFRS no lucro líquido (LL), no patrimônio líquido (PL) e no ativo total (AT) das empresas brasileiras de capital aberto.

Método – Foi aplicado o inverso do Índice de Conservadorismo de Gray (1980) – que permite comparar os resultados entre sistemas contábeis diversos – para determinar os impactos da transição entre as duas fases do processo de convergência no Brasil, abrangidas pela lei 11.638 e seus respectivos CPCs. Foram comparados os resultados contábeis de 2009 divulgados em BR-GAAP e em IFRS.

Fundamentação teórica – Gray (1980) propôs uma metodologia para mensurar o impacto dessas influências culturais e institucionais no resultado reportado pelas empresas, denominado originalmente Índice de Conservadorismo (IC) e, posteriormente, Índice de Comparabilidade (Weetman et al., 1998). Esse índice mede o quanto lucros menores (conservadorismo) ou maiores (otimismo) são mensurados por sistemas contábeis diversos, conforme será apresentado no capítulo metodologia.

Resultados – Os resultados mostram que a fase final do processo de convergência obrigatória para o IFRS gerou aumentos expressivos tanto no lucro líquido como no PL das empresas analisadas: um acréscimo médio de cerca de 21% no lucro líquido e de cerca de 11% no patrimônio líquido; bem como, gerou um aumento, embora um pouco menos expressivo, de cerca de 7%, no ativo total. Todavia, apenas a diferença no lucro líquido foi significativa.

Contribuições – Esta pesquisa pretende ter contribuído para aprimorar o entendimento dos impactos do processo de convergência da contabilidade brasileira para o padrão internacional; bem como, para auxiliar os gestores de negócios e os usuários da informação financeira, especialmente aqueles oriundos do mercado de capitais, as autoridades reguladoras e a academia, quanto aos efeitos finais nos resultados reportados em 2011, após a implantação da fase final de convergência.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i54.1475
PDF
PDF (English)

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.