Resumo
Objetivo – Verificar a relação entre os honorários de auditoria e a qualidade das informações financeiras nas empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa.
Método – Pesquisa descritiva, documental com aplicação de teste de médias e modelo de regressão linear, com dados de 2009, 2010 e 2011 de uma amostra de 133 empresas familiares e 128 não familiares da BM&FBovespa. Utilizou-se como base o estudo de Ghosh e Tang (2015).
Fundamentação teórica – A hipótese é de que os auditores cobram honorários mais baixos para empresas familiares em relação às empresas não familiares, devido a maior qualidade de suas informações financeiras; por exemplo no reporte do lucro (Ali, Chen, & Radhakrishnan, 2007).
Resultados – Os achados indicam a rejeição da hipótese por meio do teste de médias e do modelo de regressão, uma vez que a variável dependente (empresa familiar) não se mostrou estatisticamente significativa. Este resultado diverge do obtido por Ghosh e Tang (2015) e faz inferência às características das empresas e do mercado brasileiro.
Contribuições – Permitiu a discussão em torno da relação entre honorário de auditora e a estrutura de propriedade e controle das empresas brasileiras, perpassando o tema da qualidade das informações financeiras. Auxiliou também, na identificação das principais variáveis explicativas para os honorários de auditoria. Nas empresas familiares destacaram-se: Tamanho, Vendas no exterior, Fusões e/ou incorporações, Big Four, e nas empresas não familiares: Tamanho, Setor regulamentado, Período fiscal, Big Four e Permanência da empresa de auditoria.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.