Resumo
Objetivo – Este trabalho busca examinar o relacionamento entre os
determinantes do desempenho organizacional, como apoio da alta
administração, foco no cliente, orientação dos funcionários, orientação
tecnológica e orientação empreendedora na Malásia.
Metodologia – Um projeto de pesquisa quantitativa foi aplicado
para este estudo. Os dados foram coletados através de pesquisa por
questionários aplicados a donos de negócio e gerentes sêniores que
trabalham em PMEs localizadas em três estados malaios, utilizando a
técnica da amostragem orientada. O SmartPLS 2.0 (M3) foi utilizado
para testar as hipóteses.
Resultados – Os resultados sugerem que a orientação tecnológica e a
orientação empreendedora são fatores significativos de sucesso para
as PMEs em termos do desempenho financeiro e não financeiro.
Além disso, descobriu-se que o apoio da alta administração está significativa
e positivamente relacionado ao desempenho financeiro.
Contribuições – A análise empírica indica que a orientação tecnológica
e a orientação empreendedora agregam mais valor ao desempenho
organizacional. Portanto, é vital para as PMEs focar nesses dois fatores
críticos de sucesso para melhorar o seu desempenho.
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