Resumo
Objetivo – Compreender, pela perspectiva gerencial, o uso de
informações na gestão de crise de marca nos momentos de prevenção,
identificação e gestão.
Metodologia – Este artigo é fruto de estudo exploratório e qualitativo.
Os dados primários foram levantados por meio de entrevistas em
profundidade com executivos de marketing e especialistas em gestão
de crise.
Resultados – Concluiu-se que os gestores utilizam as informações
de forma bastante distinta e, considerando-se a posse de informação
e a atitude na tomada de decisão, reconheceram-se quatro grupos de
gestores de crise.
Contribuições – De forma a contribuir para a ampliação do
conhecimento acadêmico no campo da administração de marketing
e gestão de crise de marca, este estudo apresentou os cruzamentos de
três diferentes áreas (sistemas de informações, gestão de crise de marca
e desenvolvimento organizacional) para estruturar o conhecimento de
gestão de crise de marca. Sob a perspectiva gerencial, algumas crises
poderiam ser evitadas com monitoramento das informações internas
e externas e identificação de problemas em estágios iniciais. Pela
perspectiva social, a redução dos casos de crise de marca afeta de forma
positiva a sociedade como um todo (organizações e pessoas).
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