Resumo
Objetivo – Este estudo procura lançar luz sobre a relação entre a
implementação de ações de responsabilidade social corporativa (RSC)
e a criação de reputação corporativa. Avançamos e nos perguntamos
qual é o papel da transparência – um passo além da divulgação – nessa
relação.
Metodologia – Um modelo de equações estruturais usando o pacote
estatístico lavaan em R é aplicado a 22 empresas espanholas no período
de 2002 a 2015.
Resultados – O modelo proposto mostra que a transparência atua como
mediadora entre a responsabilidade social corporativa e a reputação
corporativa.
Contribuições – Este artigo destaca a importância da transparência
para além da divulgação, uma vez que a informação deve atender
a determinados critérios, tais como relevância, compreensão e
pontualidade. Uma nova medida para transparência analisou seu
efeito mediador na relação entre responsabilidade social corporativa e
reputação corporativa.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.