Resumo
Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos
interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais
organizacionais.
Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos
em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade,
observação e análise de dados com base na grounded theory.
Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do
comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem
nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de
papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de
pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações.
Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura
interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados
compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações,
em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da
fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos através da
intersecção de culturas, ou seja, uma cultura das fronteiras.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.