Estratégias de negócio no contexto da falta de definição do direito de posse de terras
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Direito de posse
estratégia de negócio
direito sobre a terra
setor florestal
Brasil.

Como Citar

Graça, C. T., & Zylbersztajn, D. (2019). Estratégias de negócio no contexto da falta de definição do direito de posse de terras. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(3), 506–521. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4005

Resumo

Objetivo – Entender a interligação entre o ambiente institucional, os conflitos fundiários e a estratégia de negócio sob a ótica da teoria da Análise Econômica dos Direitos de Propriedade.

 

Metodologia – Análise qualitativa de publicações acadêmicas e relatórios de sustentabilidade

 

Resultados – Identificação de seis categorias de patologias associadas aos direitos fundiários de empresas florestais e quatro categorias de mecanismos estratégicos utilizados pelas mesmas organizações.

 

Contribuições – Evidenciar, por meio de dados empíricos, a interligação entre o ambiente institucional, os conflitos fundiários e a estratégia de negócio para proteção dos direitos fundiários no Brasil.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4005
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.