Resumo
Objetivo – Analisar em que medida a presença de mulheres no conselho de administração e o género do CEO e do CFO afetam a gestão de resultados e, consequentemente, a qualidade da informação financeira das empresas cotadas europeias.
Metodologia – Abordagem quantitativa, com informação retirada da base de dados Bloomberg, complementada com a recolha manual de dados dos relatórios financeiros, numa amostra de empresas cotadas de 17 paises europeus, para o periodo de 2007-2013.
Resultados – Os principais resultados do estudo sugerem que apenas o género do CFO tem impacto na magnitude e direção da gestão de resultados. Empresas com CFO de género feminino fazem menos gestão de resultados do que as empresas com CFO de género masculino. Também existe evidencia de que os as mulheres fazem gestão de resultados no sentido descendente, ou seja, usam os accruals discricionários para gerirem os resultados para baixo.
Contribuições – Contribuir para a ainda escassa literatura sobre o impacto da diversidade do género na gestão de resultados e na qualidade do relato financeiro, apostando numa abordagem internacional, dado que a maioria dos estudos analisa a realidade de um único país, concretamente a dos EUA.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.