Resumo
Objetivo – Embora haja um reconhecimento cada vez maior dos custos da externalidade do baixo desempenho ambiental das empresas, ainda há diferenciais significativos entre as empresas na gestão do desempenho ambiental. Baseamo-nos nas teorias da gestão estratégica para investigar os fatores que contribuem para esses diferenciais.
Metodologia – Usando uma amostra da pesquisa de 2015 com pequenas e médias empresas chinesas, investigamos empiricamente a tese alternativa de que o motivo da maximização do lucro constitui a heurística adequada para a gestão de desempenho dos fatores da responsabilidade social corporativa.
Resultados – A capacidade verde das empresas é um agregado do comércio verde e dos investimentos que as empresas fazem em iniciativas verdes complementares ao seu modelo de negócio estratégico. O nível de aspiração de lucro das empresas tem influência negativa sobre sua programação verde, ao passo que a liderança transformacional tem influência positiva.
Contribuições – Desenvolvemos sete proposições representadas como relações algébricas para interpretar esses fatores.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.