O duplo papel dos covenants contábeis na captação de dívida no Brasil
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Covenants contábeis
custo da dívida
debêntures
spread.

Como Citar

Konraht, J. M., & Soares, R. O. (2020). O duplo papel dos covenants contábeis na captação de dívida no Brasil. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(1), 183–199. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4041

Resumo

Objetivo – O estudo visa identificar a relação entre a utilização de covenants contábeis e o custo de captação de dívida via debêntures por empresas no Brasil.

 

Metodologia – A amostra inclui 269 séries de debêntures, de cujas escrituras foram coletados manualmente os covenants, emitidas por 106 empresas de capital aberto no período de 2010 a 2016. Adotou-se a distinção dos covenants que deveriam ser cumpridos pela própria emissora da dívida ou por outra empresa com obrigação solidária à emissora perante os credores. Posteriormente, foi aplicado um modelo de regressão linear, em que foi testada a relação entre covenants e spread dos títulos.

 

Resultados – Os resultados indicam que covenants a serem cumpridos pela emissora são utilizados como mecanismo complementar ao prêmio pelo risco cobrado pelos credores. Já o uso de covenants a serem cumpridos por solidárias constituem um mecanismo substituto ao risco e reduzem o spread. Tais achados revelam que os covenants contábeis possuem duplo papel na captação de dívida no Brasil, sendo esse papel variável em função da empresa que deve cumpri-los.

 

Contribuições – A pesquisa contribui à literatura ao apresentar que o efeito dos covenants contábeis sobre o custo da dívida varia em função da empresa que deve cumpri-los. Assim, mostra-se que é fundamental controlar a responsabilidade pelo cumprimento dos covenants para se mensurar o efeito provocado por eles sobre o custo da dívida.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4041
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.