Sensemaking dos atores de uma instituição financeira na adoção e elaboração do Relato Integrado
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Relato Integrado
pensamento integrado
sensemaking
instituição financeira
Brasil.

Como Citar

Sanches, S. L. R., Favato, K. J., Slewinski, E., & Neumann, M. (2020). Sensemaking dos atores de uma instituição financeira na adoção e elaboração do Relato Integrado. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(3), 628–646. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4067

Resumo

Objetivo – Analisar o sensemaking (Weick, 1995) dos atores envolvidos na adoção e elaboração do Relato Integrado em uma instituição financeira brasileira (Itaú Unibanco S.A.).

 

Metodologia – Estudo de caso exploratório e interpretativo, por meio de entrevistas semiestruturadas com nove atores que compõem o grupo de trabalho de elaboração do Relato Integrado e análise de documentos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo.

 

Resultados – O sensemaking aplicado ao Relato Integrado é um processo interpretativo sobre seus elementos (modelo de negócio, capitais, temas materiais, geração de valor), promove mudanças organizacionais, por meio de ações disruptivas, e é adaptativo quando se ajusta à cultura da organização.

 

Contribuições – Contribui para as discussões sobre a adoção do Relato Integrado na organização estudada, Comissão Brasileira para Acompanhamento do Relato Integrado (International Integrated Reporting Council), empresas de consultoria e usuários deste reporte. Contribuiu para a literatura sobre essa temática

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4067
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.