Resumo
Objetivo – O objetivo deste estudo é examinar os efeitos do compromisso com o interesse público, compromisso profissional, compromisso organizacional e cultura ética organizacional no conflito profissional organizacional (CPO). O estudo também testa as diferenças na percepção do CPO entre profissionais em diferentes contextos de trabalho: (i) contadores profissionais na prática empresarial; (ii) consultores tributários e contábeis; e (iii) auditores.
Metodologia – Este estudo baseia-se em um questionário distribuído a 779 contadores profissionais espanhóis.
Resultados – Os resultados mostram uma relação negativa entre o compromisso organizacional dos indivíduos e o CPO e entre uma forte cultura ética organizacional e o CPO. Contadores profissionais que trabalham em diferentes contextos exibem diferenças em sua percepção do CPO; consultores tributários/contábeis percebem o CPO em maior grau.
Contribuições – Este é o primeiro estudo que analisa o efeito da cultura ética organizacional, juntamente com o compromisso profissional e organizacional, na percepção de pressões decorrentes do CPO entre contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho. A identificação de antecedentes dos conflitos que os contadores profissionais podem enfrentar tem implicações na gestão de recursos humanos das organizações e na qualidade dos serviços prestados. Este estudo enfatiza a necessidade de prever em estudos futuros as diferenças no contexto de trabalho dos distintos contadores profissionais.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.