Resumo
Objetivo – O presente artigo tem objetivo triplo. Visa i) identificar os antecedentes do uso da computação em nuvem; ii) entender o efeito do uso da computação em nuvem juntamente com orientações estratégicas na mobilidade empresarial; e iii) entender o efeito do uso da computação em nuvem e mobilidade empresarial no desempenho organizacional.
Referencial teórico – Este artigo baseia-se na estrutura tecnologia-organização-ambiente e em estudos anteriores de mobilidade empresarial para propor um modelo de pesquisa abrangente com vistas a analisar a adoção e o uso da computação em nuvem. Além disso, aplica-se a estrutura de orientação estratégica como suporte para uma reorientação da estratégia em direção à mobilidade empresarial.
Metodologia – Desenvolvemos um questionário e coletamos dados de 137 organizações portuguesas que utilizam a computação em nuvem. Os dados coletados foram analisados por meio de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Resultados – Os resultados indicam que a conveniência, a compatibilidade e a confiança organizacional são antecedentes significativos do uso da computação em nuvem. Além disso, o uso da computação em nuvem, a orientação para a inovação e a orientação empreendedora têm um efeito positivo na mobilidade empresarial.
Implicações práticas e sociais de pesquisa – O presente estudo contribui para este campo de pesquisa, pois traz o primeiro modelo de pesquisa a integrar o uso da computação em nuvem, da mobilidade empresarial e da orientação estratégica, confirmando a relação entre esses construtos. Como implicações práticas, os resultados mostram que o maior uso da computação em nuvem e da mobilidade organizacional é importante para atingir níveis de desempenho organizacional mais elevados.
Contribuições – Este artigo propõe um modelo integrativo a fim de analisar o uso da computação em nuvem pelas organizações, em termos de seus antecedentes e impactos no desempenho e mobilidade empresarial.
Palavras-chave – Uso de computação em nuvem, mobilidade organizacional, orientação para a inovação, orientação empreendedora, estrutura TOE.Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.