Resumo
Objetivo: O presente trabalho busca avaliar e analisar a relação entre a centralidade in-degree e o desempenho organizacional no setor automotivo. Em outras palavras, observamos se a posição na rede está relacionada ao desempenho dos atores por meio de indicadores de produção, receita e lucro.
Referencial teórico: O uso da análise de redes sociais como um método/abordagem teórica aliada ao capital relacional.
Metodologia: Foi realizada uma avaliação de similaridade. Os dados foram coletados de 1359 relações em quatro estruturas de governança específicas entre 2011 e 2013. Posteriormente, as mesmas medidas foram implementadas para os subgrupos detectados com o método Louvain. Os softwares NodeXL, UCINET e SPSS foram utilizados para os gráficos, métricas e correlações, respectivamente.
Resultados: Os resultados mostram uma correlação de moderada a forte entre os atores e os subgrupos formados por eles, com sua respectiva receita e a centralidade in-degree para os três anos selecionados. As conclusões foram que a centralidade de uma montadora de automóveis está positivamente relacionada ao seu desempenho.
Implicações práticas e sociais da pesquisa: Este estudo poderá ajudar as organizações a considerar o uso da análise de redes sociais como uma ferramenta para entender suas oportunidades propiciadas pela rede.
Contribuições: Este trabalho contribui com a literatura indicando que no setor automotivo formado por alianças de diferentes estruturas de governança, a posição estrutural que uma montadora ocupa na rede está relacionada a seus indicadores de desempenho.
Palavras-chave: Setor automotivo, rede interorganizacional, análise de redes sociais, medidas de desempenho, análises de similaridade.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.