Resumo
Objetivo - propor e testar um modelo de transferência de aprendizagem em MBA, avaliando a influência da autonomia no trabalho, da cultura de aprendizagem e do cinismo organizacional sobre a transferência do aprendido.
Metodologia - Realizou-se uma pesquisa com alunos em fase de conclusão e egressos de cursos de MBA de três escolas de negócio brasileiras. A amostra final foi composta por 306 participantes. Para mensurar a variável dependente transferência do aprendido foi desenvolvida e testada uma escala. Para as variáveis independentes (autonomia no trabalho, cultura de aprendizagem e cinismo organizacional) adotaram-se escalas previamente validadas. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Resultados - Os resultados confirmaram que a cultura de aprendizagem explicou a variação na transferência do aprendido (7%), enquanto a autonomia no trabalho e o cinismo organizacional não explicaram. O modelo incluiu também cinco variáveis de controle, sendo que duas tiveram resultados estatisticamente significantes, porém com efeitos pequenos sobre a transferência do aprendido: idade e cargo do aluno.
Contribuições - O estudo contribui para a teoria ao propor e testar uma escala com cinco dimensões de transferência do aprendido, comprovando a multidimensionalidade do construto. Os resultados também revelaram que os alunos podem usar o que aprenderam no MBA de diferentes maneiras, mostrando a sua contribuição não só no nível individual, mas também para as organizações.
Palavras-chave - Transferência do Aprendido; Autonomia no trabalho, Cultura de Aprendizagem; Cinismo Organizacional; MBA.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.