Resumo
Objetivo – Considerando a crescente relevância dos influenciadores digitais nas
práticas de consumo e a emergência do Brasil como um dos principais mercados da
cultura pop no mundo, o estudo visa entender como os canais de influenciadores digitais da cultura pop do Brasil produzem paratextos que complementam e ampliam a experiência de consumo de textos midiáticos.
Referencial teórico –Influenciadores digitais são articulados como mediadores de consumo por meio das noções de ideologias e agências de mercado estabelecidas por discursos de discursos
de mídia, com base na teoria foucaultiana do saber e a teoria da paratextualidade.
Metodologia – Usando a análise foucaultiana do discurso, a pesquisa analisa
4.006 miniaturas de vídeos publicadas entre janeiro de 2017 e julho de 2019 dos
cinco principais canais brasileiros do YouTube especializados em cultura pop e
indústria do entretenimento. As formações discursivas identificadas apontam para
três posições ideológicas assumidas pelos canais de influenciadores digitais: como
imprensa, ressonando analiticamente a indústria do entretenimento; como fãs,
divulgando a cultura pop para um público cativo; e como promotores, assumindo
um papel de marketing no desenvolvimento da demanda. Juntos, esses discursos evidenciam uma episteme fundada em uma agência de mercado. Implicações práticas e sociais da pesquisa – O estudo propõe um importante insight teórico, uma vez que influenciadores digitais evidenciam uma sobreposição de papéis desempenhados como agentes de mercado (por exemplo, consumidores, produtores, mediadores), que são frequentemente bem demarcados pela literatura.
Especificamente, evoca uma reflexão ética sobre essa conduta e reverbera sua prática
na autoria da cultura pop, trazendo luz a questões tanto sociais quanto práticas a
esse respeito. Além disso, o estudo também apresenta como implicação prática a
importância dos influenciadores na influência das práticas de consumo por meio de seus discursos.
Contribuições – O estudo aborda a concepção de produção paratextual como um diálogo teórico interdisciplinar para a tradição de pesquisa da teoria da cultura de consumo.
Palavras-chave: Influenciadores digitais, paratexto, ideologias de mercado, mídia,
análise foucaultiana do discurso.
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