Resumo
Objetivo – No contexto de crescente interesse no uso de dados para criar modelos matemáticos que possam predizer comportamentos futuros e auxiliar nas tomadas de decisões de negócios, o presente artigo teórico-empírico tem por objetivo compreender de que forma realidades são enactadas por meio de dados, a partir da identificação e descrição das práticas e saberes de dois coletivos profissionais que trabalham com dados.
Referencial teórico – Teoria Ator-Rede e Teoria da Prática.
Metodologia – A pesquisa foi desenvolvida sob orientação metodológica da Teoria
Ator-Rede, de novembro de 2017 a setembro de 2018, contemplando entrevistas e observações do cotidiano de trabalho.
Resultados – Resultados sugerem que as realidades retratadas nos modelos preditivos são constituídas a partir de arranjos de elementos humanos e não humanos, situacionais e emergentes, contemplando dados, potencialidades e constrangimentos tecnológicos e escolhas políticas que permeiam essas configurações.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – A pesquisa demonstra que
conhecimentos e modelos preditivos gerados a partir de dados não podem ser
compreendidos sem levar em consideração seus contextos de origem, o que
permite problematizar sua suposta neutralidade e objetividade. Considerando
essas composições, esses modelos podem levar à otimização de processos, mas
também a efeitos inesperados, como erros na projeção de cenários.
Contribuições – A pesquisa contribui ao tornar visíveis as configurações de
elementos humanos e não humanos, situacionais e emergentes, por meio das quais são enactadas organizações e realidades, a partir de práticas de dados.
Palavras-chave – Profissionais que trabalham com dados, modelos preditivos,
realidades enactadas, Teoria Ator-Rede, Teoria da Prática.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.