Resumo
Objetivo – Determinar o papel mediador das capacidades dinâmicas de inovação
sobre o desempenho, na estratégia de internacionalização das empresas em períodos de crise econômica.
Referencial teórico – Baseamo-nos na teoria das capacidades dinâmicas como
resposta ao ambiente produzido por uma crise econômica. Dois modelos de empresas foram analisados de acordo com sua estratégia de internacionalização: empresas nascidas globais, as chamadas born globals, e empresas de internacionalização gradual.
Metodologia – Propomos duas hipóteses que são testadas em uma amostra de
145 empresas exportadoras espanholas. Utilizamos um modelo de equações
estruturais (SEM)-mínimos quadrados parciais (PLS) e PLS com análise
multigrupo (PLS-MGA) para comparar os resultados entre empresas born global
e de internacionalização gradual.
Resultados – Em primeiro lugar, a capacidade de inovação é necessária para entrar em novos mercados e proporcionar melhorias no desempenho das exportações.
Em segundo lugar, existem diferenças significativas entre as empresas born global
e as empresas de internacionalização gradual.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – A análise traz contribuições gerenciais para a melhoria do uso de habilidades e recursos nas empresas em períodos de profunda variação do ambiente, indicando para os gestores a importância de avançar a cultura e o processo de criação de capacidades dinâmicas.
Contribuições – O estudo traz contribuições sobre o papel da capacidade dinâmica de inovação como potencializadora de resultados internacionais em períodos de
crise econômica. Sua contribuição também inclui uma nova forma de capturar
o caráter dinâmico da capacidade de inovação.
Palavras-chave: Crise, capacidades dinâmicas, born globals, exportação, inovação.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.