Resumo
Objetivo – O estudo tem como objetivo verificar o impacto das pressões institucionais na percepção de obstáculos e benefícios nas micro e pequenas empresas brasileiras quando da adoção e manutenção do e-commerce.
Referencial teórico – O estudo foi realizado com base nos preceitos da teoria
institucional, com foco na abordagem das pressões institucionais. Por fim, verificou
a orientação e a adaptação das ações das MPEs para o uso do e-commerce como
prática organizacional.
Metodologia – O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa envolvendo 120
gestores de empresas que utilizam o e-commerce. A pesquisa era composta por 28
questões referentes a pressões, benefícios e obstáculos institucionais percebidos pelos
gestores, além de aspectos relacionados à adoção e manutenção do e-commerce. A
modelagem de equações estruturais foi utilizada para a análise dos dados.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – O resultado deste estudo mostrou
que as pressões institucionais miméticas e normativas propiciam a percepção de
benefícios e auxiliam na superação de obstáculos relativos ao e-commerce, obrigando as empresas a adotarem e aprimorarem essa modalidade de negócio. Por outro lado, as pressões coercitivas não estavam associadas à percepção de benefícios, mas atenuaram a percepção de obstáculos, o que sugere que as pressões coercitivas são motivadas de acordo com o contexto local do qual fazem parte.
Contribuições – Há um aumento no debate em torno da teoria institucional, e
é possível verificar que as pressões institucionais influenciam as MPEs a adotarem e manterem novas formas de negócios online. Assim, os resultados orientam o desenvolvimento de estratégias por parte da gestão utilizando as tecnologias digitais como ferramentas que permitem a competição.
Palavras-chave: E-commerce, MPEs, adoção e manutenção, pressões institucionais,
obstáculos e benefícios.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.