Resumo
Objetivo – Este artigo estuda o impacto das identidades sociais do empreendedor nos comportamentos de bootstrapping e o efeito de mediação das identidades sociais do empreendedor.
Referencial teórico – Este artigo utiliza a teoria da identidade social e a teoria effectuation como abordagem teórica.
Metodologia – Usamos regressões e modelos de equações estruturais com base em uma pesquisa com 365 empresas recém-criadas na Área Econômica e de Desenvolvimento de Hangzhou (HEDA) da China.
Resultados – Nossos resultados sugerem que os empreendedores com identidade darwiniana preferem o bootstrapping relacionado ao pagamento e o bootstrapping relacionado ao proprietário, enquanto aqueles com identidade missionária preferem o bootstrapping de utilização conjunta. O estudo empírico também constata que a causation medeia a relação entre identidades darwinianas e o bootstrapping relacionado ao pagamento, identidade social darwiniana e bootstrapping relacionado ao proprietário, identidade missionária e bootstrapping de utilização conjunta.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – Ao explorar a influência da identidade social dos empreendedores nos comportamentos de bootstrapping e o efeito da mediação da lógica de tomada de decisão, este estudo pode ajudar os empreendedores a escolher comportamentos de bootstrapping adequados de acordo com sua identidade social correspondente.
Contribuições – Os resultados contribuem para a nossa compreensão dos fatores que impulsionam os comportamentos de bootstrapping de novos empreendimentos a partir da perspectiva da identidade social dos empreendedores e permitem uma forma mais rica e completa de explicar o comportamento de bootstrapping a partir da perspectiva da teoria da identidade. Os resultados também contribuem para a literatura sobre a relação entre identidade social dos empreendedores e comportamentos de bootstrapping, retratando e testando empiricamente os mecanismos de mediação da lógica de tomada de decisão neles.
Palavras-chave – identidade social do empreendedor, bootstrapping, effectuation, causation.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.