O Ambiente na Revista Petrobrás (1961-1979): O Sentido Mobilizado no Discurso Corporativo
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Palavras-chave

discurso corporativo
ideologia
Petrobras
relatórios ambientais

Como Citar

Oliveira, L. ., Almeida, J. ., & Caria, A. . (2023). O Ambiente na Revista Petrobrás (1961-1979): O Sentido Mobilizado no Discurso Corporativo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 25(1). https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i1.4215

Resumo

Objetivo - Este estudo analisa as construções ideológicas do discurso ambiental corporativo da Petrobras durante o período de 1961 a 1979.
Referencial teórico - O estudo utiliza a concepção crítica da ideologia de Thompson (2011), especificamente os seus modos de operação e estratégias de construção simbólica.
Metodologia - A investigação desenvolve uma análise crítica através de um estudo qualitativo e documental baseado na Petrobras, fazendo uso da abordagem hermenêutica de profundidade de Thompson (2011).
Resultados - A revista Petrobrás foi utilizada como um instrumento de comunicação e responsabilização através do qual foram divulgadas formas simbólicas, em resposta às pressões ambientais da sociedade. Utilizando uma abordagem nacionalista, desenvolvimentista e antropocêntrica, estas formas simbólicas ajudaram a hegemonizar a compreensão da realidade, promovendo a empresa e o regime.
Implicações práticas e sociais da investigação - Através do discurso corporativo e da imprensa e de estratégias de construção simbólica, a investigação contribui para a compreensão da crescente consciência social do ambiente decorrente do comportamento organizacional.
Contribuições - O estudo ilustra como o discurso ambiental corporativo, longe de ser neutro, contribui para estabelecer e sustentar relações de dominação. Também fornece insights para compreender como a Petrobras continuou a relatar a realidade e a base da narrativa de hoje.

Palavras-chave - discurso corporativo, ideologia, Petrobras, relato ambiental.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i1.4215
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