Superqualificação percebida e atitudes profissionais dos servidores públicos
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Palavras-chave

Gestão de recursos
serviço civil
qualificação profissional
atitudes de trabalho

Como Citar

Gonçalves Neto, J. M., & Borges-Andrade, J. E. (2024). Superqualificação percebida e atitudes profissionais dos servidores públicos. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 26(01). https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i01.4253

Resumo

Objetivo – Este estudo investigou a relação entre sobrequalificação percebida e atitudes no trabalho (comprometimentos organizacionais afetivo e calculativo, e intenção de saída) no setor público.

Referencial Teórico – O referencial teórico se baseou em teorias acerca de sobrequalificação percebida, capital humano, equidade, privação relativa, comprometimento organizacional e intenção de saída, e legislação do serviço público brasileiro.

Desenho/metodologia/abordagem – Servidores públicos brasileiros (n = 243) responderam a escalas de sobrequalificação percebida, comprometimentos afetivo e calculativo e intenção de saída, e esses dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais.

Resultados – Nos resultados, o comprometimento afetivo foi encontrado negativamente relacionado à intenção de saída e mediou a relação entre sobrequalificação percebida e intenção de saída.

Implicações Práticas e Sociais da Pesquisa – Os resultados sugeriram que a sobrequalificação é um fenômeno inevitável que necessita de gerenciamento, pois rejeitar trabalhadores sobrequalificados (como ocorre no setor privado) pode ser uma prática discriminatória e um crime.

Originalidade/valor – A sobrequalificação tem ocorrido no serviço público brasileiro há muito tempo, mas não foi suficientemente investigada. O presente estudo está entre as poucas pesquisas empíricas acerca do fenômeno sobrequalificação no serviço público brasileiro.

Palavras-chave – Gestão de recursos, serviço público, qualificação profissional, atitudes no trabalho.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i01.4253
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