Estratégia Empresarial e Práticas Ambientais: evidências no setor sucroalcooleiro
PDF

Palavras-chave

Estratégia. Gestão ambiental. Setor sucroalcooleiro.

Como Citar

Machado, A. G. C., & Silva, J. da C. (2010). Estratégia Empresarial e Práticas Ambientais: evidências no setor sucroalcooleiro. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 12(37), 405–424. https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i37.730

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro estão lidando com a gestão ambiental sob uma perspectiva estratégica. A estratégia de pesquisa selecionada foi de estudo de casos múltiplos, empreendido em oito empresas localizadas nos estados de Pernambuco e Paraíba. A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados ocorreu em dois estágios: análise individual e análise cruzada dos casos. Os resultados evidenciaram que clientes, sociedade, concorrentes e governos são os principais atores a exercerem influência sobre as empresas, no sentido de elas repensarem as consequências de suas decisões sob uma perspectiva ambiental. A formação da estratégia por meio da ferramenta de planejamento foi a mais evidenciada na pesquisa. Um ponto que merece atenção é que não foram encontradas, em nenhuma empresa estudada, medidas efetivas de retornos dos investimentos ambientais. Apesar do comprometimento da alta administração com as questões ambientais, apoiando os esforços neste sentido, a dimensão ambiental parece estar relegada a planos funcionais específicos, sendo ainda incipiente o alinhamento entre as questões operacionais e estratégicas. Por meio da análise das principais práticas executadas pelas empresas no setor industrial, percebe-se que há, ainda, uma maior ênfase em ações corretivas. Todavia, há crescentes esforços em prol de um comportamento preventivo em direção a uma abordagem estratégica.

Palavras-chave: Estratégia. Gestão ambiental. Setor sucroalcooleiro.

 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i37.730
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.