Resumen
Objetivo – O objetivo geral deste artigo é avaliar os atributos
determinantes da percepção da qualidade do vestuário pelos usuários
de uma rede social e verificar se existem diferenças de avaliação desses
determinantes entre os gêneros.
Metodologia – Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa
com uma amostra de 295 consumidores. Todos os participantes,
independentemente do sexo, foram solicitados a acessar o link do site
SurveyMonkey e a responder os fatores relacionados à qualidade do
vestuário para homens e mulheres. A análise dos dados foi realizada
utilizando estatística descritiva e análise de variância (ANOVA).
Resultados – Os principais resultados mostram que 1) a avaliação
geral dos consumidores de vestuários sobre a importância de levar
em consideração os atributos de qualidade no processo de tomada de
decisão na aquisição de vestuário é bastante alta, especialmente para
as mulheres em relação à roupa masculina; 2) as mulheres apresentam
uma percepção superior aos homens em relação à avaliação dos atributos
de qualidade tanto da roupa feminina quanto da roupa masculina; e
3) os consumidores de vestuários, em particular os consumidores de
produtos para mulheres, consideram apenas a compra de tais produtos
se apresentam, em particular, estilo, qualidade de tecido e preço justo.
Contribuições – Esta pesquisa preenche algumas lacunas teóricas e
metodológicas no que diz respeito à ênfase nas diferenças de gênero
na avaliação da qualidade do vestuário. Isso está de acordo com as
conclusões de pesquisa de qualidade feitas há muito tempo, como Olson
& Jacoby’s (1972), que as descobertas são específicas para o tipo de
produto e/ou consumidor investigado. Portanto, as generalizações além
do produto ou os consumidores examinados são de validade duvidosa.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.