Resumo
Objetivo – O objetivo geral deste artigo é avaliar os atributos
determinantes da percepção da qualidade do vestuário pelos usuários
de uma rede social e verificar se existem diferenças de avaliação desses
determinantes entre os gêneros.
Metodologia – Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa
com uma amostra de 295 consumidores. Todos os participantes,
independentemente do sexo, foram solicitados a acessar o link do site
SurveyMonkey e a responder os fatores relacionados à qualidade do
vestuário para homens e mulheres. A análise dos dados foi realizada
utilizando estatística descritiva e análise de variância (ANOVA).
Resultados – Os principais resultados mostram que 1) a avaliação
geral dos consumidores de vestuários sobre a importância de levar
em consideração os atributos de qualidade no processo de tomada de
decisão na aquisição de vestuário é bastante alta, especialmente para
as mulheres em relação à roupa masculina; 2) as mulheres apresentam
uma percepção superior aos homens em relação à avaliação dos atributos
de qualidade tanto da roupa feminina quanto da roupa masculina; e
3) os consumidores de vestuários, em particular os consumidores de
produtos para mulheres, consideram apenas a compra de tais produtos
se apresentam, em particular, estilo, qualidade de tecido e preço justo.
Contribuições – Esta pesquisa preenche algumas lacunas teóricas e
metodológicas no que diz respeito à ênfase nas diferenças de gênero
na avaliação da qualidade do vestuário. Isso está de acordo com as
conclusões de pesquisa de qualidade feitas há muito tempo, como Olson
& Jacoby’s (1972), que as descobertas são específicas para o tipo de
produto e/ou consumidor investigado. Portanto, as generalizações além
do produto ou os consumidores examinados são de validade duvidosa.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.