A relação entre a inovação e a competitividade global: o papel mediador das práticas de gestão avaliadas pela equação estrutural
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Palabras clave

Competitividade global
inovação
melhores práticas de gestão
modelagem de equações estruturais.

Cómo citar

Feldman, P. R., Jacomossi, R. R., Barrichello, A., & Morano, R. S. (2019). A relação entre a inovação e a competitividade global: o papel mediador das práticas de gestão avaliadas pela equação estrutural. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(2), 195–212. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i2.3970

Resumen

Objetivo – Este estudo busca investigar se um bom ambiente de gestão nas empresas determina resultados em termos de competitividade do país. Além disso, visa verificar se a inovação desempenha um papel em contribuir para isso.

 

Metodologia – O estudo utilizou modelagem de equações estruturais e dados de 138 países contemplados no Relatório Global de Competitividade 2016/2017 (Fórum Econômico Mundial 2016). Várias teorias têm sido usadas para relacionar a competitividade à inovação e às práticas de gerenciamento. Essa discussão foi ampliada, levando essas variáveis em conta em um quadro mais abrangente.

 

Resultados – A análise realizada indica o papel das melhores práticas de gestão como mediadoras na relação que existe entre a inovação e a competitividade global, o que reforça a importância de um bom nível de gestão.

 

Contribuições – Há muitos estudos e discussões sobre a competitividade global. Os fatores na literatura usados para explicar o grau de competitividade de um país incluem mão de obra barata, matéria-prima abundante, quantidade de capital disponível para investimento e, especialmente, capacidade de inovar. Alguns autores apontam para um quinto fator: melhores práticas de gestão. Este artigo mostra como esse fator contribui para a competitividade. A contribuição mais importante deste estudo é mostrar que a inovação por si só não pode garantir a competitividade em corporações ou nações, mas exige a presença simultânea de melhores práticas de gestão.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i2.3970
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