Resumen
Objetivo – O empreendedorismo social e a inovação social têm recebido atenção especial de formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais desde o ano 2000. Como essa área de conhecimento ainda é incipiente na literatura atual, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma escala para entender como as organizações sociais empreendedoras identificam as inovações sociais geradas por seus empreendimentos.
Metodologia – Para validá-lo, aplicamos a pesquisa em 264 empresas sociais nas 27 unidades federativas do Brasil. As técnicas estatísticas utilizadas, além da análise descritiva de frequências e medidas de tendência central e variabilidade, foram a análise fatorial exploratória e confirmatória.
Resultados – Os resultados apontam para uma escala validada composta por 23 itens que classificam e identificam inovações sociais de tipos de produtos, organizacionais e de marketing, de profundidade incremental, disruptiva e institucional.
Contribuições – A contribuição desse entendimento é o fato de que ele pode estimular empreendedores sociais ou novos empreendedores a alocar melhor seus recursos ou sua atenção em certos tipos de inovações sociais, a fim de obter melhores resultados para seus empreendimentos.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.