Resumo
Objetivo – O empreendedorismo social e a inovação social têm recebido atenção especial de formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais desde o ano 2000. Como essa área de conhecimento ainda é incipiente na literatura atual, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar uma escala para entender como as organizações sociais empreendedoras identificam as inovações sociais geradas por seus empreendimentos.
Metodologia – Para validá-lo, aplicamos a pesquisa em 264 empresas sociais nas 27 unidades federativas do Brasil. As técnicas estatísticas utilizadas, além da análise descritiva de frequências e medidas de tendência central e variabilidade, foram a análise fatorial exploratória e confirmatória.
Resultados – Os resultados apontam para uma escala validada composta por 23 itens que classificam e identificam inovações sociais de tipos de produtos, organizacionais e de marketing, de profundidade incremental, disruptiva e institucional.
Contribuições – A contribuição desse entendimento é o fato de que ele pode estimular empreendedores sociais ou novos empreendedores a alocar melhor seus recursos ou sua atenção em certos tipos de inovações sociais, a fim de obter melhores resultados para seus empreendimentos.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.