Resumo
Objetivo - Este trabalho desenvolveu e validou uma escala sobre o
comportamento em canais cruzados e de seus benefícios capazes de
averiguar o desempenho do processo de compra do consumidor.
Metodologia - A amostra de 451 consumidores preencheu questionários
para fins de validação estatística. Foram testados três constructos
reflexivos de primeira ordem do CCC e quatro dos benefícios do CCC,
com modelos formativos de segunda e terceira ordem.
Resultados - A validação indicou que todos os constructos têm
validade convergente e discriminante. O CCC é formado por busca
de informação simultânea, comparação de produtos/preços e interação
com o varejista/fabricante e os benefícios são simbólicos/utilitários
e positivos/negativos. O coeficiente entre CCC e seus benefícios é
considerável, tendo as evitações de problemas do processo de compra
como resultado esperado.
Contribuições - O artigo destaca a construção conceitual do
comportamento do consumidor em canais cruzados como sendo
gerador do melhor desempenho do processo de compra. Pesquisadores
de marketing podem testar a frequência desse novo comportamento
nas relações de consumo.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.