Resumo
Objetivo – Este artigo tem como objetivo geral investigar quais são os medos que as mulheres empreendedoras têm perante à manutenção de seus negócios ou empresas, em face a atual situação de instabilidade política e econômica no Brasil.
Metodologia – A metodologia utilizada foi qualitativa, de corte transversal, com aproximação longitudinal. Foram entrevistadas mulheres empreendedoras que residem na cidade de Curitiba, Brasil. As empreendedoras entrevistadas foram dos seguintes setores: da educação privada; do setor de confecções; da área farmacêutica; e de serviços odontológicos; com negócios consolidados e anos de experiência em suas áreas de atuação.
Resultados – Foram encontrados resultados compatíveis com a existência de medos que se alteram no decorrer da atividade empreendedora. Os medos foram agrupados em categorias que emergiram a partir da fala das entrevistadas e não foram definidas a priori: medos que ficaram no passado; medos relativos ao futuro do empreendimento e da empreendedora; medos específicos do setor de atuação; medos relativos à aspectos financeiros. Os medos decorrentes da situação de instabilidade econômica do Brasil permearam as falas das empreendedoras enquanto abordavam diferentes aspectos.
Contribuições – Este artigo pode contribuir para que a sociedade brasileira, e outras, em diferentes culturas, possam prestar atenção à questão de como as emoções, entre os quais o medo, se constituem na atividade empreendedora em seus países e perante os escândalos políticos e seus reflexos econômicos e sociais para as empreendedoras, que enfrentam com maiores dificuldades, e solidão, estes momentos de crise, por serem as únicas responsáveis por seus empreendimentos.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.