Resumo
Objetivo – As mudanças econômicas relacionadas às estruturas organizacionais e aos novos modelos de negócios exigem um novo posicionamento da contabilidade gerencial, de modo que os Princípios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG), tomados como um guia de boas práticas, têm o papel de auxiliar as organizações a fornecerem melhores bases para o suporte a decisões. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação dos PGCG com o desempenho das empresas públicas brasileiras, tanto do ponto de vista operacional quanto econômico.
Metodologia – A amostra final foi composta por 342 empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), de 2010 a 2016. Para responder ao problema de pesquisa, a metodologia consistiu em construir um índice de cumprimento das recomendações propostas pelos PGCG, observando os impactos da boa gestão de práticas contábeis sobre o desempenho organizacional, estimado seguindo os aspectos operacionais e econômicos.
Resultados – Percebeu-se que as práticas gerenciais adotadas afetam mais seu desempenho de mercado e a expectativa de crescimento futuro, demonstrando assim uma relação positiva, conforme pressupõe a proposta dos PGCG e a literatura sobre gestão, uma vez que as práticas gerenciais são rotinas incorporadas à identidade organizacional das empresas, refletindo melhor resultados de longo prazo.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – Diante dos resultados obtidos, o estudo contribui com a proposta trazida pela CGMA, reforçando o papel que a contabilidade gerencial desempenha na tomada de decisão das empresas, e como é uma peça relevante para o desempenho futuro das organizações. Além disso, contribui com o mercado ao destacar a apresentação de uma estrutura voltada especificamente às decisões de controladoria e gestão, para auxiliar na escolha de ferramentas que impactem positivamente em seus resultados.
Palavras-chave – Princípios Globais de Contabilidade Gerencial; desempenho; desempenho organizacional; empresas públicas brasileiras.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.