Resumo
Objetivo – Este estudo objetiva identificar as combinações dos SCG usadas em diferentes comportamentos estratégicos adotados por cooperativas agroindustriais.
Referencial Teórico – Modelo de comportamento estratégico de Miles e Snow e modelo de sistemas de controle gerencial de Simons (1995).
Metodologia – Uma survey foi realizada com 100 gestores de cooperativas agroindustriais do setor lácteo da região Sul do Brasil. Aos dados coletados aplicou-se a técnica de Fuzzy set qualitative comparative analysis (fsQCA).
Resultados – Os resultados confirmaram parcialmente as proposições estabelecidas no estudo. Observaram-se diferentes combinações dos sistemas de crenças, limites, controle diagnóstico e controle interativo a depender dos comportamentos estratégicos, defensor ou prospector, das cooperativas. Portanto, o controle da estratégia da cooperativa é alcançado pela combinação dos SCG, visto que seu poder reside no uso conjunto e sua complementaridade.
Implicações Práticas e Sociais da Pesquisa – O uso combinado de controles rígidos e flexíveis permitem que as cooperativas agroindustriais visem simultaneamente a eficiência das operações e a busca pela inovação.
Contribuições – Ao demonstrar que nem todos os SCG individualmente são relevantes para diferentes comportamentos estratégicos, com evidências da equifinalidade em combinações dos SCG, o estudo denota originalidade e contribuição.
Palavras-chave – Comportamento estratégico. Sistemas de controle gerencial. Alavancas de controle
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.