Práticas Empresariais Conscientes como Impulsionadoras do Capital Reputacional nas PMEs
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Palavras-chave

capital reputacional
práticas empresariais conscientes
PMEs mexicanas
Capitalismo Consciente

Como Citar

Lorena RodrÍguez-Aldana, M., Patricia López-Vázquez, L., & Rodríguez-Aceves, L. (2024). Práticas Empresariais Conscientes como Impulsionadoras do Capital Reputacional nas PMEs. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 26(03). https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i03.4274

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é examinar como o capital reputacional (CR) pode ser afetado pelos pilares do Capitalismo Consciente, conforme operacionalizado nas práticas empresariais conscientes (PECs). Especificamente, as práticas foram medidas com base em quatro princípios fundamentais: propósito maior, integração dos stakeholders, liderança consciente e cultura consciente. 

Referencial Teórico – O CR, sob a perspectiva da teoria da visão baseada em recursos (VBR), é considerado um recurso escasso e valioso que permite que as empresas obtenham uma vantagem competitiva. Especificamente, as empresas que se destacam por seu compromisso com práticas empresariais éticas e conscientes alavancam seu CR para obter legitimidade, credibilidade e acesso a recursos. 

Metodologia – Este estudo adotou um paradigma pós-positivista com uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados de pequenas e médias empresas (PMEs) localizadas na região oeste do México por meio de uma pesquisa on-line. Usando a modelagem de equações estruturais, 115 respostas válidas foram analisadas para testar as hipóteses derivadas do modelo teórico proposto. 

Resultados – O CR das PMEs pode ser desenvolvido declarando e operando de acordo com um propósito maior e uma cultura consciente. Nesta amostra, a integração dos stakeholders e a liderança consciente não afetaram diretamente o CR. 

Contribuições – Este estudo contribui para a literatura sobre o CR ao explorar seu desenvolvimento em PMEs de economias emergentes. De uma perspectiva gerencial, ele destaca o potencial de as PMEs obterem uma vantagem competitiva adotando PECs e aprimorando seu CR.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v26i03.4274
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