Resumo
Objetivo – Este artigo discute o papel da estratégia na aprendizagem
organizacional. Ao vincular a aprendizagem organizacional e as
literaturas sobre estratégia-como-prática, o objetivo da presente pesquisa
é analisar a proximidade do processo cognitivo com as atividades
estratégicas na aprendizagem organizacional.
Metodologia – A metodologia utilizada é um estudo de caso único,
qualitativo e longitudinal de uma das maiores empresas brasileiros do
setor de energia. A unidade de análise é a estratégia de crescimento da
empresa por meio de fusões e aquisições de 2003 a 2012.
Resultados – Os resultados mostram que a aprendizagem organizacional
envolveu quatro fluxos causais sequenciados, nos quais tipos específicos
de atividades estratégicas contribuíram direta ou indiretamente para
os ciclos de aprendizagem.
Contribuições – Nossa principal contribuição é mostrar que a
implantação de atividades estratégicas é a chave para a renovação
estratégica.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.